Da série, reflexões: O poder da escolha.
Muita gente diz que é difícil ser jovem e adolescente no mundo de hoje, pois a oferta do pecado é grande e muito tentadora. Porém, ao mesmo tempo que isso não deixa de ser uma verdade, também pode ser uma desculpa. Isso mesmo, muitas vezes usamos a dificuldade em vencer a tentação como desculpa para pecar sem sequer termos lutado! De fato, todos os dias temos diante de nós um banquete de pecados tentadores, mas diante de cada circunstância temos algo mais forte: o poder da escolha.
Nós vivemos em um mundo físico, regido pelas leis da física e vivemos também em um mundo espiritual que é regido pelas leis espirituais. O que fazemos no reino físico influencia o reino espiritual e o reino espiritual tem poder para agir sobre o reino físico, entretanto nem tudo o que acontece no reino físico é motivado por algo espiritual (pode ter certeza, nem tudo é culpa do diabo!). Como disse antes, nós temos o poder da escolha. A tentação vai vim, a oportunidade de fazer algo errado vai aparecer, porém a decisão é nossa… nós escolhemos em ceder ou não.
A força da nossa escolha vem do nosso coração e o nosso coração só pode estar em dois lugares: em Deus ou no mundo. Se o seu coração estiver nas coisas do mundo, nos prazeres que a terra oferece, de fato será muito difícil vencer a tentação. Se o seu coração estiver em Deus, você vai dizer “eu amo mais a Deus do que ao pecado, não vou fazer isso” e com certeza o Senhor vai te ajudar.
Para nós, jovens e adolescentes, existe muito atrativo lá no mundo, existe muita coisa que aparenta ser boa e se começarmos a nos envolver, ainda que de leve, com as coisas do mundo, é muito fácil passarmos a gostar daquilo. Mas lembre-se do versículo lá do começo… se quisermos ser amigos do mundo, nos tornamos inimigos de Deus!
Muitas vezes vejo jovens reclamando que as coisas não dão certo, que a vida parece travada. Conheço pessoas que conhecem mais da bíblia do que eu, mas que a vida parece não dar certo. Um dia perguntei pra Deus o porque disso e Ele me respondeu que não adianta conhecer tudo da bíblia se não viver o que esta escrito. Sabe, você se dizer cristão, conhecer a bíblia de traz pra frente, ir a todos eventos da igreja e etc, não quer dizer nada se no seu coração você for amigo das coisas do mundo. Não adianta de nada você com uma mão adorar ao Senhor e com a outra viver uma vida de pecado!
Onde esta o seu coração? Em Deus ou no mundo? Chega de viver uma vida de cristãos mundanos, escolha abandonar o pecado, escolha amar o que Deus ama.
Talvez você esteja se perguntando como pode se aproximar mais de Deus. No texto base (Tiago 4.4-10) Tiago menciona cinco maneiras: (1) Humilhe-se diante de Deus. Submeta-se à sua autoridade e vontade, comprometa sua vida com Ele e com o seu controle, e esteja disposto a segui-lo. (2) Resista ao diabo. Não permita que Satanás o tente e seduza. (3) Limpe suas mãos e purifique o seu coração (isto é, viva uma vida pura). Seja limpo do pecado, substituindo o seu desejo de pecar pelo desejo de experimentar a pureza de Deus. (4) Sinta tristeza e profundo pesar pelos seus pecados. Não tenha medo de expressar uma profunda tristeza pelo que você fez. (5) Humilhe-se diante do Senhor, e ele o exaltará.*
Que Deus abençoe e até a próxima!
Texto: Gustavo Venturelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!