segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dinâmicas para fazer com as Mães

DINÂMICAS PARA O DIA DAS MÃES..........



*Passe adiante

Bem fácil de ser organizada por ser bastante conhecida.


Para essa Brincadeira você vai precisar de um pacote de pirulitos, bombons ou outro doce que de sua preferência, importante é que tenha suficiente para distribuir com todas.

Enfeite uma caixa de sapato e coloque os doces dentro e comece a brincadeira dizendo:

Darei esse presente a alguém do grupo. Escolhi, então, uma "Mamãe Batalhadora", que era a ........

A mulher que você escolher, e então você ou a organizadora diz:

" Como você é muito batalhadora, não vai ficar com esse presente. Você vai ter que dá-lo para uma "Mamãe de Oração".

A irmã escolhe uma nova pessoa que recebe o presente, mas que também não ficará com ele.

As características que podem ser usadas:

"Mamãe mais elegante",

"Mamãe inteligente",

"Mamãe sábia",

"Mamãe talentosa",

"Mamãe estudiosa",

"Mamãe Cantora",

"Mamãe de Mão Cheia",

"Mamãe Engraçada",

"Mamãe Paciente",

"Mamãe Cheirosa",

"Mamãe Gentil", etc.

Devem ser usadas tantas características quanto for o número de participantes, para todas as Mamães possam ser lembradas.

A última características é "Mamãe que goste de dividir o que tem" e esta abrirá o presente e o dividirá com todos os presentes.

*Pode ser adaptada 



*Os números

Material: Cartões com números diferentes.


Desenvolvimento: Cada mãe recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.

Dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu e não acha.

Comentam-se as conclusões: a mãe é única e insubstituível.



Medo de Desafios

Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD). 

Procedimento:

Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).

Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.



 *Encontrando o par

Cada grupo receberá um envelope com 14 cartões embaralhados;

Na metade dos cartões deverão estar escritos nomes de flores e na outra metade as referências bíblicas, de acordo com as informações a seguir;

O grupo que primeiro conseguir unir corretamente cada flor com a sua referência bíblica será o vencedor. Para isto, as mães poderão utilizar todas as bíblias disponíveis no grupo.

ROSA – Isaías 35.1

FLOR-DO-CAMPO – Salmos 103.15

PALMAS – 1Reis 6.29

FLOR DA ERVA – 1Pedro 1.24

FLOR DO LÍRIO – 2Crônicas 4.5

MANDRÁGORAS – Gênesis 30.14

Siga os passos

Cada grupo escolhe uma representante. A esta mãe será dado o nome de uma flor para que ela transmita ao grupo, fazendo desenhos no quadro ou em um grande papel. Não vale desenhar a flor. É preciso desenhar objetos que indiquem as letras ou sílabas que compõem o nome da flor. Uma outra opção é fazer mímica, ao invés de desenhos. Cada grupo que conseguir descobrir o nome da flor dentro do tempo pré-estabelecido ganhará um ponto.





*Rosto materno

Dinâmica para conversar sobre as alegrias e preocupações das mães.


O rosto sempre foi considerado como a janela da alma, algo como o resumo expressivo da personalidade. É através do rosto que a pessoa se expressa.

É no rosto que se encontra o olhar, no qual se pode ver a bondade e a ternura, ou então, o ódio e a agressão. (Agenor Girardi)

Formar um mosaico (ou apresentação em Power Point) com várias imagens de mães. Podem ser de fotografias do grupo ou retiradas de jornais, revistas, internet.

Pedir que cada participante escolha uma destas imagem e fale sobre ela, tendo como foco as alegrias e preocupações vividas hoje pelas mães; o que as torna felizes e as razões de suas angústias.

E ainda, de onde vem a força que sustenta as mães?

Resgatando o verdadeiro sentido desta data, como podemos homenageá-las?





*O que tem na bolsa?

Nessa brincadeira as organizadoras fazem uma lista com itens que podem ser encontrados numa bolsa feminina. O legal é misturar itens comuns com itens mais difíceis de serem encontrados, alguns exemplos: óculos de sol, nota fiscal,
batom rosa, lixa de unha, caneta vermelha, remédio para dor de cabeça, foto do filho(s) e por aí vai. A lista (igual para os dois grupos) pode ser entregue juntamente com uma caixa onde os objetos deveriam ser colocados. No fim do tempo a equipe que tiver mais objetos da lista dentro da caixa ganha a brincadeira. Cuidado com as tentativas de alteração dos objetos, por isso organizadoras, olho aberto Emoticon smile







Boas de Cozinha

Que tal convidar cada mamãe e filha(o) para trazerem um prato doce ou salgado, que eles mesmo fizeram juntos?

Podem depois fazer uma exposição dos pratos e depois de uma deliciosa degustação, e claro que deve haver uma boa troca de receitas, e finalmente façam uma votação para decidir qual melhor prato.

OBS: Com antecipação peça para dupla ou equipe tirarem fotos do dia em estavam fazendo o prato juntos.
Com certeza vai ser lindo ver como mãe e filha(a) trabalharam bem juntas(o).












Fonte: https://www.facebook.com/elisangela.piresreis/posts/1110324652363939 Acesso: 11/04/2016 19:50.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!