quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Carnaval e as crianças evangélicas

CRIANÇAS EVANGÉLICAS E O CARNAVAL - Estudo para as crianças sobre o carnaval. 


Passaram o Natal, o Ano Novo... A próxima data festiva é o Carnaval. Muitos dizem que o ano somente somente após ele, e o aproveitam bastante.

Mas existem muitas maneiras diferentes de aproveitar estes dias de festa, e a escolha dos pais é muito importante, principalmente pensando na formação dos valores e de caráter dos filhos pequenos.

VAMOS PENSAR SOBRE ISTO?
Para quem não sabe, a origem da festa é totalmente pagã e pecaminosa, sendo em adoração à deuses, com consumo excessivo de bebidas alcoólicas e práticas sexuais. A história conta que esta realidade mudou (mudou?), depois que a Igreja Católica adotou esta comemoração e modificou suas características, porém eu vejo estes aspectos até os dias de hoje, e cada vez mais e mais.

Sei e valorizo a importância cultural da festa do Carnaval, mas temos que concordar que muitos aspectos culturais da modernidade não acrescentam nada de positivo às crianças e seus valores, ao contrário: muito perigosamente demonstram que práticas reprováveis são comuns.

Muitos pais levam as crianças para matinês, onde tocam os hits do axé music e funk. Aos meus olhos é uma atitude reprovável.
Mensagem explícitas são transmitidas nestas músicas do mundo, e as crianças são como esponjas, altamente absorventes de tudo aquilo que lhes é oferecido. Tomem cuidado, sejam prudentes e responsáveis!

Também não vou generalizar: se quer uma dica, um dos destinos brasileiros é muito interessante para viagens em família: Olinda, Recife. É muito mais inofensivo do que o de Salvador ou Porto Seguro, além de ser encantador com seus bonecos gigantescos e coloridos! Porém não dispensa os cuidados e as escolhas criteriosas entre pular às 10 horas da manhã, ou às 10 horas da noite.

Eu, como cristã, também deixo a dica dos acampamentos das igrejas. Existem para crianças, para jovens, e até para casais. Geralmente atraentes em relação ao local (chácaras, sítios, fazendas...), e uma oportunidade imperdível para manter seu filho e sua família afastados da sujeira que o mundo vive especialmente nestes dias, mostrando para ele que as coisas não são naturais como parecem.


Por Elisangela Pires Reis ( https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1048813981848340&set=pcb.1048819965181075&type=3&theater)



(Pode ser dado em uma das aulas da EBD, em um dos cultos na salinha ou em uma ocasião que achar conveniente).

Carnaval: TÔ FORA!

Por Andréia M.Duarte

Quando vem chegando o carnaval às pessoas ficam agitadas, uma fantasia , O lugar que vão passar o carnaval...

Quando chega o dia ? Parece até que o mundo vai acabar de tanta alegria .Uns pulando ,outros dançando ...

Parece que o carnaval é a festa da alegria .

Mas só parece , não se engane .Você é muito inteligente pra cair nesta armadilha.

Já viu uma ratoeira?E um aparelhinho bem simples mas que acerta em cheio a cabeça do rato e ele morre.

Mas porque o rato chega perto da ratoeira? Bom quem quer pegá-lo coloca um pedaço de queijo.O rato não resiste , assim como mão resistimos a um sorvete bem gostoso .

Assim é o carnaval ,as cores, fantasia , a música alegre é como um pedacinho de queijo em uma ratoeira.Parece tão inofensiva!

Mas porque eu como servo de Deus deve dizer não ao carnaval ?

Vamos descobrir?

A palavra carnaval foi tirada de uma palavra grega: CARNELEVARIUM.

Ela quer dizer :Festa da carne.

A Bíblia diz que a nossa carne que é o corpo sempre quer fazer coisas que desagradam a Deus. Devemos controlá-la. Se sei que não devo fazer uma coisa pois vai me fazer mal ou entristecer a Deus, devo dizer não para a minha vontade .

O carnaval me incentiva a fazer coisas que Deus não se agrada.

Pense? O que vemos no carnaval?

Pessoas com roupas bem pequenas dançando de forma sensual .

A sensualidade é uma coisa que Deus não se agrada. Quando uma pessoa quer ser sensual está querendo mostrar seu corpo de forma indevida. Outras pessoas vão querer namorar com ela mesmo se for casado .Isto não agrada a Deus .

As crianças também são incentivadas a usarem as roupas e dançarem como os adultos. Se Deus fica triste em ver adultos fazendo estas coisas ,imagine as criançinhas que tanto ama?

No carnaval as pessoas se entregam a bebida alcoólica .Deus não quer que ninguém fique bêbado .

Você já viu uma pessoa bêbada?Ela fica enjoado,agressiva.Às vezes faz um montão de besteira e não consegue controlar o seu corpo.

Deus nos fez muito inteligentes e não fica feliz ao ver as pessoas bêbadas sem conseguir pensar direito.

Satanás quer que isto aconteça quer ver as pessoas sem controle ,xingado e batendo nos outros.Eu não quero isto pra mim .E você?

Já observou as músicas e as fantasias do carnaval? A letra da música sempre fala de demônios ,orixás e deuses da feitiçaria.

O tema dos desfile pode não está relacionado a estas práticas mas sempre arrumam um jeito para falar de um demônio.

O carnaval foi criado como uma festa pagã , ou seja para pessoas que não serviam a Deus. Depois as pessoas foram se acostumando a ela e agora faz parte do calendário como uma grande festas .

Que ilusão! São ratinhos que estão presos em uma ratoeira por causa de uma falsa alegria .Fique esperto.Você é inteligente.


Postado por Arca da Garotada às 12:12


Fonte: Elisangela Pires Reis ( https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1048813881848350&set=pcb.1048819965181075&type=3&theater)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!